Aeroporto italiano produzirá vinho com vinhedo no terraço

Aeroporto italiano produzirá vinho com vinhedo no terraço

12 de Janeiro de 2025
Aeroporto italiano produzirá vinho com vinhedo no terraço

A Empresa de arquitetura Rafael Viñoly Architects revelou planos para um novo terminal de aeroporto na Itália. Localizado em Florença, seu design faz referência a tradição local de produção de vinho e contará com um telhado verde com um vinhedo em funcionamento. Além de em seu interior, ter experiências ligadas ao vinho da região.

O Aeroporto Amerigo Vespucci terá 50.000 m² e deverá receber mais de 5,9 milhões de passageiros internacionais por ano.

Estrutura externa do aeroporto

O vinhedo suavemente inclinado medirá 19 acres (7,6 hectares) e incluirá 38 fileiras. Os desafios certamente, serão grandes, um importante produtor de vinhos da região, manterá e produzirá os vinhos com as úvas cultivadas sobre o tráfego aéreo do aeroporto.

Vinhedo no teto do aeroporto

O envelhecimento dos vinhos

Os vinhos produzidos no terraço do terminal serão envelhecidos na parte de baixo do terminal de passageiros, aproveitando a estrutura para operar em todas as etapas da produção dos vinhos.

Envelhecimento de vinhos em barril

Junto com o vinhedo que chama a atenção, o Aeroporto Amerigo Vespucci também envolverá o alongamento e a reorientação de uma pista já existente, afastando-a das colinas próximas que atualmente limitam a capacidade de algumas aeronaves modernas de operar. Além disso, as áreas de chegada e partida serão dispostas em um grande espaço público no centro do novo terminal. Haverá um foco em tornar o aeroporto fácil de navegar para viajantes cansados.

A Rafael Viñoly Architects afirma que o aeroporto será certificado com o padrão ambiental LEED Platinum green building standard. Embora os detalhes ainda sejam limitados nesta fase inicial, já se sabe que, além do extenso telhado verde e do foco em maximizar a luz natural com amplas áreas envidraçadas e claraboias, o projeto contará com painéis solares integrados à estrutura, inclusive entre as fileiras de vinhedos. Além disso, um sistema de captação de água da chuva e reutilização de águas cinzas será utilizado para irrigar as áreas verdes e reduzir o consumo de água potável do edifício.

Rafael Viñoly Architects

Como será feito o projeto

O projeto será realizado em duas fases: a primeira está prevista para ser concluída em 2026 e a segunda, em 2035. Essa iniciativa reflete uma tendência crescente de incluir mais áreas verdes nos aeroportos, tanto internamente quanto externamente, como já foi feito no Jewel Changi e no Terminal 2 do Aeroporto Internacional Kempegowda.

E ai, o que achou de um aeroporto que produz vinhos italianos? Deixe seu comentário sobre o que acha de tomar vinhos cultivados no aeoroporto enquanto espera sua próxima conexão. Vamos adorar saber!



DEIXE SEU COMENTÁRIO


COMPARTILHE ESTE POST


Definitivamente a Itália está nos meus planos de viagem. Acredito que nem sairei do aeroporto haha.


 

Posts Populares

 
 
 
 
 
 

Posts Recentes

 

Categorias